sábado, 24 de março de 2012

Acordo Ortográfico...

Na quinta-feira, fui fazer uma formação de acordo ortográfico numa escola.
Pois é para muitas pessoas o acordo ortográfico é uma mudança ridícula que não deveria existir.
Para mim como profissional de educação e ensino é uma obrigação.
Por esse motivo tento estar dentro do assunto para não perder "o fio à meada".
Garanto-vos que isto não vai ser assim tão fácil para muitas pessoas, porque as mudanças são bastantes e em palavras que muitas vezes nem pensamos que existe alteração.
Existem palavra "opcionais", ou seja, que podem ser escritas das duas formas (antiga ou recente) que não é considerado erro.
Acho que isto para além de baralhar adultos vai baralhar ainda mais as crianças.
E nas correções dos testes consideramos erro ou não?!?!? Pois eu tomei a decisão de aceitar as duas formas porque o novo acordo só entra por completo em 2014, por isso durante este período são aceites ambos os acordos.
É confuso, baralha as pessoas, deixa dúvidas... mas como se costuma dizer: "mudam-se os tempos, mudam-se as vontades". E esta mudança é bem grande.
Esperemos que todas as pessoas se consigam adaptar, mas pelos vistos o CCB não se adaptou...
Fica a sátira.

Bjinho Juh

4 comentários:

Rodrigo de Sá disse...

"Por esse motivo tento estar dentro do assunto para não perder "o fio à meada".

Pois então reveja a forma de escrever os dias da semana segundo esta coisa.

Juh disse...

Não vejo onde está o erro porque agora os dias da semana escrevem-se sim com letra minúscula.

Pode dizer-me onde vê esse erro então?

Anónimo disse...

e o hífen?

Guacira Maciel disse...

Bom dia. Sou professora e acho esse acordo o mais terrível equívoco cultural. Já tivemos um idioma que nos foi legado por outorga e não admito que nos façam isso outra vez. A sociedade, pra variar, não foi consultada sobre essa questão, o que acho absurdo, porque o idioma representa a cultura de um povo; é um dos seus símbolos! Já publiguei livros e sempre escrevo no idioma falado pelo meu povo. Mas respeito a sua compreensão sobre isso.
Boa sorte.
gpoetica